Conheçam o quadro “Papo com quem sabe”, onde nós trazemos um especialista de alguma área para um papo agradável onde vai nos ensinar tudo o que sabe sobre sua especialidade. Neste primeiro episódio chamamos a Dra. Fernanda, uma odontopediatra de Curitiba – PR, com mais de 10 anos de experiência no atendimento infantil e um vasto conhecimento para compartilhar com todas as mamães sobre a saúde bucal dos nossos pequenos. Assista no YouTubeo vídeo completo!
A Dra. Fernanda defende o equilíbrio entre os cuidados necessários, sem deixar de manter a infância doce como ela é. Em entrevista, ela defende:
“A Páscoa é um momento de celebração muito especial para várias pessoas. Ela tem diversos símbolos, entre eles o coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate. O coelhinho com sua generosidade faz com que o consumo de doces aumente nessa época, principalmente para as crianças.

Não é segredo para ninguém que o açúcar é o maior vilão da doença cárie, pois as bactérias presentes na boca utilizam o açúcar como alimento para produzir ácidos que corroem os dentes e acabam levando a cárie.
Como é possível conciliar o consumo de guloseimas sem descuidar dos dentes?! Primeiramente devemos manter uma rotina de higiene dental criteriosa, incentivando uma boa escovação, o uso de fio dental e creme dental com flúor.

Devemos optar por consumir os doces como sobremesa e evitar no intervalo das principais refeições, principalmente antes de dormir, limitando o consumo excessivo.
Devemos optar por chocolates amargos, pois tem mais cacau e menos açúcar. Consumir doces menos grudentos , dessa forma evita que eles fiquem em maior contato com os dentes.
E sem dúvida manter a consulta com o odontopediatra em dia, além de receber orientações importantes irá detectar precocemente e problemas dentários e bucais, o que irá manter a saúde bucal do seu filho. “
Dra. Fernanda Antunes Ribas
Especialista em Odontopediatria
CRO-PR 17573

Para mais conteúdos assim, continue acompanhando a Infantilitá em nossas redes sociais, em nosso Blog, se inscreva no YouTube e compartilhe esta matéria com uma mamãe que precisa ver esse conteúdo.